Vital Inox

(11) 2893-4776

Central de Atendimento

(11) 95247-7224

WhatsApp

Vital Inox Soluções em Aço Inox

Guarda Corpo Clear

Aplicações de vidro Esse é o “coração” da NBR 7199. Aqui são definidos os tipos de vidro para cada aplicação. Na versão anterior, os requisitos estavam listados ao longo do texto, o que poderia causar interpretações erradas. Agora, o conteúdo está organizado em uma tabela — muito mais simples de ser consultado. A tabela também inclui novas aplicações como muros de vidro, piso de vidro, vidro blindado, vidro resistente à explosão, vidros para retardar ações de arrombamento, entre outras. Agora, veja o que a norma diz sobre o vidro correto em diferentes aplicações. Atenção, pois esse é um dos erros mais encontrados em instalações, o que é inadmissível por comprometer a segurança dos usuários!

O sucesso de uma instalação começa no processo de medição, definição de folgas e elaboração do projeto. Se essa parte não for bem executada, pode comprometer a qualidade da obra e causar a necessidade de reparos com prejuízo de tempo e dinheiro.

A norma ABNT NBR 14.718 de Guarda-corpo estabelece as medidas ideais em algumas situações descritas para auxiliar na execução de projetos.
Um dos requisitos que garante a segurança dos usuários é a altura mínima de guarda-corpos em relação à zona de estacionamento normal (ZEN) é de 1,10 m.
Quando o espaço interno da mureta entre a face do elemento de fechamento do guarda-corpos e a face interna da mureta for menor ou igual a 0,10 m, a altura mínima do guarda-corpos em relação à ZEN deve ser de 1,10 m, e a altura mínima em relação à face superior da mureta (APR) deve ser de 0,90 m.

Espaçamentos mínimos dos vãos abertos nos guarda-corpos

No caso de guarda-corpos com vãos abertos, o espaçamento entre perfis verticais (vão-luz) não deve ser superior a 0,11 m.
Quando os guarda-corpos forem instalados em um plano avançado em relação ao limite exterior do pavimento, o avanço dos guarda-corpos é medido na horizontal em relação ao limite exterior, não podendo exceder 0,05 m.
O espaçamento entre o elemento horizontal inferior do guarda-corpos e a borda exterior do pavimento não pode permitir a passagem de um gabarito esférico com 0,09 m de diâmetro.

Ancoragem dos guarda-corpos

Nos guarda-corpos com sistema de fixação química (chumbamento químico) ou mecânica, a ancoragem deve ter profundidade mínima de 70 mm no concreto, desconsiderando a espessura de eventuais revestimentos (por exemplo, pisos, porcelanato etc.).

Os furos preparados para a fixação química devem estar limpos e totalmente isentos de poeira, umidade e oleosidade, ou qualquer elemento que interfira entre o fixador e o furo.

A distância do furo para a fixação da ancoragem em relação às bordas verticais ou horizontais deve ser de no mínimo 70 mm, desconsiderando a espessura de eventuais revestimentos (por exemplo, pisos, porcelanato etc.).

Guarda-corpos em escadas devem obedecer à mesma limitação de afastamento descrito acima em “Espaçamentos mínimos dos vãos abertos nos guarda-corpos”. Na zona dos degraus, o afastamento do último elemento horizontal em relação à aresta exterior do piso deve ser menor ou igual a 0,05 m.

Galeria de Fotos

Qual a diferença de vidro laminado e temperado?

Vidro laminado x vidro temperado, qual a diferença entre os dois? Apesar de ambos serem considerados vidros de segurança, existem diferenças no modo de fabricação, tipo de estilhaçamento e finalidades entre o vidro temperado e vidro laminado. Falando de um modo geral, ambos são mais resistente que o vidro comum, porém suas características singulares permite que cada modelo anule uma necessidade específica. Mas qual a diferença de vidro laminado e temperado?

Ambos podem participar de aplicações semelhantes – como portas, janelas – porém algumas aplicações exigem as características singulares de um ou outro modelo. O vidro temperado, por exemplo, é mais indicado para compor box de vidro, já que suporta maiores variações de temperatura; por outro lado, o laminado é o tipo de vidro que deve ser aplicado em coberturas e aplicações semelhantes, pois após quebra o modelo mantém os pedaços de vidro suspensos e o vão fechado até a manutenção.

Vale destacar que a utilização do vidro laminado e temperado é regulamentada pela ABNT através de normas, dentre elas, a NBR 7199, que estabelece diretrizes para a utilização de vidros na arquitetura e construção civil. Porém, existem outras normas pelas quais as estruturas envidraçadas precisam se atentar, como a ABNT NBR 14207, que versa sobre a fabricação de boxes de banheiro com vidros de segurança.

Por isso é importante contratar equipes especializadas que saibam qual a diferença de vidro laminado e temperado. Empresas qualificadas são capazes de adequar todo um projeto com vidros às normas regulamentadoras. Esse cenário garante que o usuário aproveite de todos os benefícios possíveis de serem oferecidos como o vidro, como estética, versatilidade, funcionalidade e, principalmente, a segurança de todos os envolvidos.

Vidro Laminado x Vidro Temperado – entenda as diferenças

Como já comentamos no começo do texto, existem diferenças no modo de fabricação, finalidades e tipo de estilhaçamento entre o vidro temperado e laminado. Para compreender melhor esse universo, vamos entender antes como são fabricados os dois modelos, tendo em vista que as técnicas aplicadas nessa etapa determinam qual a diferença de vidro laminado e temperado.

Vidro Temperado

vidro temperado O temperado é considerado um vidro de segurança por diversos fatores. Trata-se de um tipo de vidro altamente resistente, em média, 05 x mais resistente que o vidro comum, característica que habilita o modelo a participar de aplicações onde haja riscos de choque mecânico, por exemplo, como muros, divisórias de ambientes, portas, janelas, box de vidro, etc. A resistência elevada do modelo vem do modo como ele é feito e auxilia a compreender qual a diferença de vidro laminado e temperado.

A fabricação do vidro temperado consiste na submissão do vidro comum à tempera, ou seja, aquecimento elevado das placas de vidro com resfriamento rápido. Durante o aquecimento, as moléculas do vidro se expandem; e quando a placa é resfriada rapidamente sua superfície cria uma camada que impede as moléculas internas (ainda quentes) de continuarem se expandindo. Isso cria uma tensão, responsável pela resistência elevada do vidro temperado.

Vale lembrar que essa tensão também garante outra característica de proteção dos vidros temperado. Isso acontece porque, no momento em que essa tensão é liberada (através de uma fissura, por exemplo), o vidro temperado se quebra em pequenos pedaços não pontiagudos e incapazes de gerar grandes ferimentos nos usuários. O fato de o vidro temperado se quebrar de forma segurança auxilia o modelo a garantir o título de vidro de segurança.

Vidro Laminado

Vidro Laminado Ainda falando sobre qual a diferença de vidro laminado e temperado, o laminado também ganha suas características de proteção graças ao seu modo de produção. A fabricação do vidro laminado consiste na união de placas de vidro (duas ou mais) através de película(s) especial(ais) de polivinil butiral, popularmente conhecido como PVB. Além de unir as placas de vidro, essa película fica responsável por manter todos os pedaços de vidros suspensos em casos de quebra do vidro laminado.

Essa ação, além de impedir que cacos de vidro se espalhem pelo ambiente, mantém o vão fechado e instransponível até a manutenção da estrutura. É por esse motivo, por exemplo, que o vidro laminado é o modelo indicado para coberturas, clarabóias, fachadas, etc; ao invés do vidro temperado, que apesar de ser um vidro de segurança, espalha seus pedaços de vidro quando quebrado. Por isso é importante contar com consultoria ou serviços de empresas que saibam qual a diferença de vidro laminado e temperado.

Qual vidro e mais resistente comum ou temperado?

O vidro temperado é, em média, 05x mais resistente que o vidro comum. Mas qual a diferença vidro temperado e comum? A fabricação do vidro temperado expande as moléculas e cria tensão na placa de vidro comum (processo de tempera), garantindo a resistência elevada do vidro temperado.