Vital Inox

(11) 2893-4776

Central de Atendimento

(11) 95247-7224

WhatsApp

Vital Inox Soluções em Aço Inox

Corrimões

Corrimões

O corrimão de aço inox da Vital Inox segue todos os requisitos e padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e legislações específicas para desenvolvimento de corrimão de aço inox.
Bonito e resistente o corrimão de aço inox é um material de fácil conservação, através da limpeza adequada e frequente é possível manter inalteradas as características originais, preservando sua resistência a corrosão, aparência e higiene.
Os corrimões de aço inox são fabricados em Tubo de aço inox AISI 304/316 1.1/2” (Ø38,1 x 1,5mm), e 2” (Ø50,8 x 1,5mm). Flange de fixação em aço inox AISI 304/316, Canoplas para proteção e parafuso para fixação em Aço Inox AISI 304.

A durabilidade dos corrimões de aço inox ao longo do tempo e os menores custos de manutenção, quando comparados aos materiais alternativos, são os fatores decisivos para que o valor inicial seja diluído assegurando a visibilidade econômica do projeto.
Proporciona total segurança necessária para diferentes estilos de escadas, além de garantir um excelente visual estético.
Além de escadas o corrimão de aço inox pode ser instalado também em rampas para cadeirantes, e garantir total segurança a todos que transitam pelo espaço.

A norma brasileira NBR-9077 estabelece uma série de regras que as escadas devem, obrigatoriamente, obedecer. Regra N0 1 – O corrimão deve estar localizado a uma altura entre 80 e 92 centímetros acima do degrau. Mede-se na vertical, a partir da quina do degrau (qualquer degrau) até a parte de cima do corrimão.

Com o intuito de estabelecer uma norma de acessibilidade no meio urbano, a ABNT criou, em 1985, a NBR 9050. Ela é utilizada por arquitetos, construtores, engenheiros e outros profissionais da área, que têm como base de atuação critérios técnicos.

Qual o objetivo da NBR 9050?

Seu objetivo principal é tornar os espaços urbanos mais acessíveis e inclusivos, eliminando barreiras para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam ter mais conforto e segurança ao acessar espaços públicos e privados. Corrimão é a peça instalada na lateral de uma escada ou rampa para as pessoas nela se apoiarem para subir ou para descer.

Que proveito podemos tirar da existência de corrimãos?

A norma brasileira NBR-9077 estabelece uma série de regras que as escadas devem, obrigatoriamente, obedecer.

Regra N0 1 – O corrimão deve estar localizado a uma altura entre 80 e 92 centímetros acima do degrau.

Regra N0 2 – Em ambientes frequentados por pessoas de pequena ou grande estatura como creches, escola de educação infantil, teve instalar um segundo ou terceiro corrimão compatível com a estatura do usuário.

Regra N0 3 – O formato do corrimão deve ser tal que permita o “agarrar firme” de uma mão normal. A NBR-9077 determina que a dimensão máxima não ultrapasse 65 milímetros e a dimensão mínima não seja menor que 38 milímetros e não devem apresentar arestas vivas que possam causar ferimentos ao correr (ou deslizar) as mãos.

Regra N0 4 – O Corrimão deve ser contínuo. e não podem ter obstáculos, por que a mão precisar estar em contato contínuo com o corrimão, e não podem ter descontinuidade. Num instante, por mais rápido que seja, que a mão fique sem contato com o corrimão, pode ocorrer um tropeço ou pisar em falso e tentar voltar a agarrar o corrimão pode ser difícil ou por que naquele trecho da escada não tem corrimão ou por que o corrimão mudou a forma de se segurar:

Regra N0 5 – O Corrimão deve estar afastado pelo menos 40 milímetros da parede, guarda-corpo ou outro local onde estão fixados.